Projeto contemplado no edital Proac Expresso nº07/2020 - Produção de Espetáculos Circenses no Estado de São Paulo
Roda de Palhaço - Sinopse
Roda de Palhaço é um espetáculo de rua que através de esquetes clássicas e habilidades circenses conta um pouco sobre os tipos e funções distintas da palhaçaria. Um Mestre de Cerimônias, um Escada, um Augusto e um Contra-Augusto apresentam entradas, reprises e relembram curiosidades da história do Circo.
Com uma dramaturgia de quadros, o espetáculo foi concebido para ser apresentado em lugares abertos, como praças, parques, calçadões, espaços com grande fluxo de pessoas prontas para participar de uma legítima roda de palhaçaria.
Para esta temporada, o cenário será o ônibus palco – fabricado em 1986 - adquirido e reformado pela companhia. Onde as janelas se tornam balcões, o interior do ônibus se transforma em coxias e o palco é um piso que se projeta do interior do ônibus e ganha complemento no entorno de árvores, jardins e terrenos próprios dos lugares onde o ônibus será estacionado.
Sobre o projeto Roda de Palhaço
por Fernando Sampaio, Fernando Paz, Filipe Bregantim e Marcelo Castro
Não é novidade pra ninguém que a Cia. LaMínima estuda e se inspira nas esquetes clássicas de palhaçaria. Somos amantes dessa linguagem!
Pra cada processo que iniciamos, levantamos invariavelmente um repertório maior do que o que será aproveitado no espetáculo em gestação, um movimento natural de criação.
Entretanto, muitas vezes ficamos com vontade de experimentar e colocar em prática uma esquete que estudamos, uma piada, um jeito de fazer que surgiu em sala de ensaio, mas que não colabora com o andamento da história ou das cenas de determinado espetáculo. Roda de Palhaço surge num momento de retomada quase pós-pandêmico, período nebuloso para a situação teatral-circense no país. Um tempo de teatros e circos ainda fechados, e nós e o público inseguros de estarmos em ambientes fechados para compartilhar uma apresentação. Porém, a necessidade de sobrevivência e o desejo de reencontrar com o público de maneira segura também era grande.
Depois de muitas conversas, decidimos que o melhor caminho seria voltar às origens do fazer artístico, as apresentações de rua, sem aviso prévio, sem a estrutura de grandes festivais, mas apenas um equipamento de som, uma lona, quatro palhaços e quem aparecesse na praça.
Fizemos isso como forma de "abraçar" o público e nos dar a chance de fazer o que tanto amamos.
Como montar um novo espetáculo com as características necessárias para esse momento? De fácil transporte, de comunicação direta e popular, e que leve algum aspecto novo da nossa pesquisa?
Sempre trabalhamos as funções do arquétipo do palhaço de forma integrada à dramaturgia, nunca as deixamos explícitas com explicações técnicas sobre cada personagem, suas funções, nem mesmo falas sobre características básicas do Circo.
Então, por que não colocar esse tom educativo de maneira leve, cômica, para que esse conhecimento seja transmitido ao nosso público, colaborando um pouco mais para entendimento desse mundo que tanto nos é caro?
Roda de Palhaço é um caminho de conhecimento divertido para o público e um lugar de prazer pra nós, que inserimos no repertório esquetes populares e potentes por origem que não entraram em outros espetáculos. E que se encaixam perfeitamente neste universo!
Apresentamos o circo por meio de números clássicos e suas personagens devidamente desocupadas, e mergulhamos na espontaneidade e na beleza da roda de palhaçaria nas praças!
FICHA TÉCNICA Concepção e Direção: LaMínima – Fernando Sampaio, Fernando Paz, Filipe Bregantim e Marcelo Castro
Direção Musical: Marcelo Pellegrini Roteiro: LaMínima Elenco: Fernando Sampaio, Fernando Paz, Filipe Bregantim, Marcelo Castro
Figurino: Inês Sacay
Operação de som: Luana Alves
Contrarregragem: Tomás Sampaio Direção de produção: Luciana Lima Produção executiva: Priscila Cha Produção e administração: Chai Rodrigues
Assistência de produção: Vanessa Zanola
Supervisãogeral: Fernando Sampaio
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
Apresentações agendadas:
16/setembro, quinta, 10h
Oca Escola Cultural
Rua Xapuri, 600 - Jardim Colonial - Carapicuíba/SP
18/setembro, sábado, às 16h
Praça do Jardim Paulista
Av. Marginal Direita, 134 - Barueri/SP
20/setembro, segunda, 14h
Pequeno Cotolengo
Rodovia Raposo Tavares, KM 25,5 – CEP: 06708-000 – Cotia/SP
13/outubro, quarta-feira, 15h
Acorde - Desenvolvimento Humano
Estrada Moinho Velho, 1144 - Jardim Tomé - Embu das Artes/SP
Comentários