top of page

Livro Teatro de Grupo na cidade de São Paulo e na Grande São Paulo

Publicação reúne 194 coletivos, incluindo a companhia LaMínima


A Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), que administra a SP Escola de Teatro, lançou o livro Teatro de Grupo na Cidade de São Paulo e na Grande São Paulo: Criações Coletivas, Sentidos e Manifestações em Processos de Lutas e de Travessias.


A publicação é um registro histórico com textos de 194 coletivos da Grande São Paulo, falando sobre seus repertórios, processos criativos, métodos de trabalho, parcerias mais comuns e a função do teatro.

O projeto ainda conta com análises sobre o fenômeno do teatro de grupo escritos por 16 especialistas, dentre os quais historiadores, pesquisadores, críticos de teatro e artistas. A organização é realizada por Marcio Aquiles (Relações Internacionais) e pelo pesquisador Alexandre Mate. Participaram do processo Elen Londero (Projetos Especiais), Ivam Cabral (Diretor Executivo) e Joaquim Gama (Coordenador Pedagógico). Essa é uma ação da Adaap em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.

O trabalho começou em agosto de 2019 e terminou em janeiro de 2021. Foram documentadas as trajetórias de coletivos das cinco regiões da cidade e municípios, tais como: Caieiras, Cotia, Embu, Francisco Morato, Guararema, Guarulhos, Jandira, Mauá, Osasco, Ribeirão Pires, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Suzano e Taboão da Serra.

O LaMínima faz parte da publicação. Nela dividimos parte das nossas experiências, referências e história.

“Teatro é encontro, e o burburinho e a risada do público são música para os nossos ouvidos. Mas silêncio também é música. E quando a plateia está em silêncio (se não for o espectador dormindo) estamos construindo com ela um pensamento que, se tudo der certo, vai explodir em riso. Porque palhaçaria sem riso não é palhaçaria, e o riso, com o pensamento, está em boa companhia. Se além de divertir e fazer pensar, conseguirmos comover, estaremos mexendo com o espectador por inteiro. Conjugando razão e sentimento num olhar bem-humorado sobre o ser humano e o mundo.” Trecho do texto publicado pelo LaMínima no livro


A versão online pode ser acessada por meio do link


238 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page