top of page

LaMínima faz sessões virtuais de ORDINÁRIOS e oficina de orientação de números de palhaçaria

As sessões serão transmitidas no canal do Youtube da companhia seguida de conversas abertas com o elenco e artistas convidados do circo e teatro.



O espetáculo ORDINÁRIOS inaugura a terceira década de história do LaMínima. Uma nova obra ou, aproveitando o tema da peça, uma nova missão. A missão de realizar um encontro de diversão e pensamento entre público e cômicos. O LaMínima fala da guerra do dia a dia, levando à cena a guerra existente no imaginário coletivo, a clássica de fronteira, de trincheira, de campo de batalha, sem deixar de discutir também os porquês das grandes guerras, das quais não estamos livres. E faz seu discurso através da palhaçaria clássica, do olhar do palhaço, de subversão e fantasia, com a linguagem, recursos e habilidades da companhia, musicais, acrobáticas, de textos, gags e coreografias.


ORDINÁRIOS estreou em 2018 na cidade de São Paulo e em 2019 foi contemplado pelo edital nº 02/2019 do Programa de Ação Cultural - ProAC "Circulação de espetáculos de teatro no estado de São Paulo". Devido à pandemia da COVID-19, que nos levou ao isolamento social e suspensão das atividades artísticas e culturais em espaços públicos, reformulamos o projeto para continuar mantendo o espetáculo ativo e o contato com o público. Assim faremos a partir de setembro uma série de encontros e atividades de maneira virtual:


Serão realizados sete encontros em nosso canal do YouTube. A equipe do LaMínima fará a recepção do público e faremos a exibição do espetáculo ORDINÁRIOS. Após a exibição, realizaremos uma conversa aberta com o público presente e grupos convidados de, no máximo, 60 minutos, discutindo os processos criativos e a temática discutida no espetáculo. Vamos aproveitar esse momento para conhecer novos artistas e ver nosso próprio trabalho de outro ponto de vista. O público poderá interagir durante todo o período da atividade via chat.


Além das apresentações a companhia realiza pela primeira vez em modo virtual a oficina “Palhaçaria e Comicidade Física – orientação para montagem de números”, dividido em dois momentos:

Bate-papo: mediado pelos integrantes da companhia LaMínima com exposição teórica, apresentação de materiais e depoimentos dos trabalhos da companhia, que conta a sua origem, história e trajetória, contextualizando com a história do circo em São Paulo.

Orientação para montagem de números: serão abordados pontos que compõem o universo da palhaçaria clássica, propondo aos participantes a ampliação de seus recursos, repertório e vocabulário para a prática circense, contribuindo para sua formação artística nesse universo. Cada artista individual ou em duplas receberá, ao longo dos encontros, orientações para a montagem de um número de palhaçaria e comicidade física.

Serão realizados 3 encontros de 2 horas por área da região do Estado de São Paulo. A prioridade para inscrição será para grupos e artistas do interior de São Paulo. Havendo disponibilidade cederemos as vagas para grupos além do estado.

Para participar, os interessados devem preencher o formulário com informações, currículo e enviar vídeo de algum realizado ou em processo de concepção que o artista queira desenvolver. Esse material será a base para orientação dos artistas da companhia. A oficina é gratuita.


Ordinários

Em algum lugar, três soldados formam um pelotão improvável. Diante da angústia da espera, esmeram-se em treinamentos até finalmente receber uma missão. Quanto mais avançam pelo território inimigo, ficam evidentes os segredos que um esconde do outro e o quanto são inadequados para o mundo da guerra. Mas afinal quem é adequado para a guerra?

Teatro virtual | Datas e horários

05 e 06/setembro | sábado e domingo | a partir das 17h

12 e 13/setembro | sábado e domingo | a partir das 17h

19 e 20/setembro | sábado e domingo | a partir das 17h

26 de setembro | sábado | a partir das 17h

Onde: Canal do Youtube da Companhia LaMínima Circo e Teatro [AQUI]


Oficina de Palhaçaria e Comicidade Física – orientação para montagem de números

Encontros online teórico e prático aberto a profissionais das artes cênicas, pesquisadores, estudantes e o público em geral sobre a trajetória do grupo LaMínima e o desenvolvimento da linguagem do palhaço e do circo aliadas às técnicas de palhaçaria. O formato visa orientar o desenvolvimento de números próprios desenvolvidos pelos participantes.


1.063 visualizações0 comentário
bottom of page