PANO DE RODA 

PROJETO COLETIVO DE ITINERÂNCIA COM LA MÍNIMA, PARLAPATÕES E PIA FRAUS

Uma estrutura metálica com 27 metros de diâmetro - cercada por ilustrações gigantes e translúcidas – e com uma arquibancada para 450 pessoas armada em 26 cidades do Brasil, como um espaço itinerante de apresentações circenses.

Com inspiração na estrutura dos antigos circos de pau fincado, circos sem lona que contavam apenas com o pano que o cercava, esse projeto chamou a atenção do público por ser um novo elemento presente no cotidiano de cada cidade por onde passou.

 

O circo sem cobertura, abrigou quatro produções teatrais das três companhias, além de atividades de formação (rodas de conversa, oficinas técnicas e aulas-espetáculo), que foram levados à grandes capitais e as cidades que normalmente não são contempladas pela produção cultural do país.

 

Além do espetáculo Cia de Ballet do grupo La Mínima; foram apresentados Bichos do Brasil, com a Pia Fraus, Nada de Novo, com os Parlapatões e Pano de Roda, um espetáculo com um conjunto de números dos repertórios do melhor da trajetória destes grupos paulistanos.

 

A estréia do projeto foi na cidade do Rio de Janeiro, dia 20 de outubro de 2002 nos Arcos da Lapa e todo o trajeto foi percorrido em 49 dias.

FICHA TÉCNICA

Concepção e direção: Beto Andretta, Beto Lima, Domingos Montagner, Fernando Sampaio, Hugo Possolo e Raul Barreto

Elenco: Beto Andretta, Beto Lima, Claudinei Brandão, Domingos Montagner, Fernando Sampaio, Isabela Graeff, Hugo Possolo e Raul Barreto

Concepção do projeto: Beto Andretta, Beto Lima, Domingos Montagner, Fernando Sampaio, Hugo Possolo, Marlene Salgado e Raul Barreto

Direção artística e concepção do projeto cenográfico: Beto Andretta, Beto Lima, Domingos Montagner, Fernando Sampaio, Hugo Possolo e Raul Barreto

Direção de produção e administração: Marlene Salgado

Projeto cenográfico executivo: Andrés Sandoval

Ilustrações e projeto gráfico: Andrés Sandoval

Cenotécnica: Nelson Silva e Quindó de Oliveira

Assistência de produção: Luiz Alex Tasso

Operação de som: Felipe de Souza

Operação de luz: Marcos Loureiro

Assessoria de imprensa: Canal Aberto (Márcia Marques)

Fotos: Gil Grossi, Paquito e Luiz Doro

Foto montagem: Werner Schulz

Realização: La Mínima, Parlapatões, Patifes & Paspalhões, Pia Fraus e Marlene Salgado, da Cooperativa Paulista de Teatro.

Agradecimentos especiais: Clóvis Carvalho, José Wilson Leite e Miguel Paladin