PANO DE RODA
Uma estrutura metálica com 27 metros de diâmetro - cercada por ilustrações gigantes e translúcidas – e com uma arquibancada para 450 pessoas armada em 26 cidades do Brasil, como um espaço itinerante de apresentações circenses.
Com inspiração na estrutura dos antigos circos de pau fincado, circos sem lona que contavam apenas com o pano que o cercava, esse projeto chamou a atenção do público por ser um novo elemento presente no cotidiano de cada cidade por onde passou.
O circo sem cobertura, abrigou quatro produções teatrais das três companhias, além de atividades de formação (rodas de conversa, oficinas técnicas e aulas-espetáculo), que foram levados à grandes capitais e as cidades que normalmente não são contempladas pela produção cultural do país.
Além do espetáculo Cia de Ballet do grupo La Mínima; foram apresentados Bichos do Brasil, com a Pia Fraus, Nada de Novo, com os Parlapatões e Pano de Roda, um espetáculo com um conjunto de números dos repertórios do melhor da trajetória destes grupos paulistanos.
HISTÓRICO
A estreia do projeto foi na cidade do Rio de Janeiro, dia 20 de outubro de 2002, nos Arcos da Lapa. Durante 49 dias de circulação, o Pano de Roda se apresentou nas cidades: Rio de Janeiro/RJ, Brasília/ DF, Aparecida de Goiânia/GO, Goiânia/GO, Cuiabá/MT, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Guarapuava/PR, Paranaguá/PR, Joinville/SC, Blumenau/SC, Itajaí/SC, Florianópolis/SC, Porto Alegre/RS, Caxias do Sul/ RS, Bento Gonçalves/RS, Novo Hamburgo/RS, Campinas/SP.
FICHA TÉCNICA
Concepção e direção: Beto Andretta, Beto Lima, Domingos Montagner, Fernando Sampaio, Hugo Possolo e Raul Barreto
Elenco: Beto Andretta, Beto Lima, Claudinei Brandão, Domingos Montagner, Fernando Sampaio, Isabela Graeff, Hugo Possolo e Raul Barreto
Concepção do projeto: Beto Andretta, Beto Lima, Domingos Montagner, Fernando Sampaio, Hugo Possolo, Marlene Salgado e Raul Barreto
Direção artística e concepção do projeto cenográfico: Beto Andretta, Beto Lima, Domingos Montagner, Fernando Sampaio, Hugo Possolo e Raul Barreto
Direção de produção e administração: Marlene Salgado
Projeto cenográfico executivo: Andrés Sandoval
Ilustrações e projeto gráfico: Andrés Sandoval
Cenotécnica: Nelson Silva e Quindó de Oliveira
Assistência de produção: Luiz Alex Tasso
Operação de som: Felipe de Souza
Operação de luz: Marcos Loureiro
Assessoria de imprensa: Canal Aberto (Márcia Marques)
Fotos: Gil Grossi, Paquito e Luiz Doro
Foto montagem: Werner Schulz
Realização: LaMínima, Parlapatões, Patifes & Paspalhões, Pia Fraus e Marlene Salgado, da Cooperativa Paulista de Teatro.
Agradecimentos especiais: Clóvis Carvalho, José Wilson Leite e Miguel Paladin