LiVRO LAMÍNIMA 20 ANOS EM CENA
O registro do trabalho artístico não é somente um exercício de memória, é também uma forma de preservar e dar continuidade ao processo de transmissão de informação, tão necessária à formação dos profissionais. Com este intuito, o livro LaMínima em cena. traz o registro de todo o repertório do LaMínima, com descrições e imagens de cada espetáculo, projetos coletivos e números de variedades realizados.
A apresentação do livro foi escrita por Mario Bolognesi, pesquisador e historiador que tem ampla experiência na área de Artes - Teatro - Circo, atuando principalmente nos segmentos do circo brasileiro, palhaços, comédia e cômicos circenses. Mario Bolognesi, contribui ao contextualizar a trajetória do La Mínima dentro da história do circo no Brasil, apontando e refletindo sobre as influências, incorporações, referências e homenagens.
Outra contribuição importante é de Roger Avanzi, o encantador Palhaço Picolino, um personagem importante da história do circo no Brasil. Roger nos introduz a história do nascimento destes dois grandes palhaços que fazem do La Mínima uma referência no cenário das artes circenses hoje, nos revelando memórias do encontro dos três e a influência que teve ao transmitir seu repertório e conhecimento empírico à dupla que nascia debaixo da lona do Circo Escola Picadeiro.
Para encerrar esta introdução ao universo das artes circenses onde o LaMínima se apresenta, temos o depoimento de José Wilson Leite, artista circense - de família tradicional dos picadeiros, do Circo Royal - e proprietário fundador do Circo Escola Picadeiro, uma das primeiras escolas de circo de São Paulo, criada em 1984.
Cada capítulo do repertório é apresentado pelo respectivo diretor do espetáculo, revelando o processo de realização e construção do grupo, através das histórias de bastidores, referências diretas e indiretas, curiosidades e afins. Para ilustrar cada um dos espetáculos, apresentamos uma seleção de imagens do registro fotográfico de cada trabalho. Temos situações em que os próprios artistas fazem a direção de seus espetáculos, o que nos traz, curiosamente, a perspectiva da autogestão, uma prática comum no circo e na cena teatral da atualidade. O livro possui duas edições: