top of page

Encontros com profissionais - processo de concepção de A Divina Farsa no Itaú Cultural

“O palhaço é uma coisa que você nem sabe definir o que é, mas ele te leva à loucura!”.

(Alice Viveiro de Castro, para o documentário

Pagliacci – 2017).


Compondo o projeto "La Máxima história do LaMínima - 25 anos", a companhia promove cinco encontros abertos com profissionais da criação do espetáculo e convidados. Nesses encontros, os profissionais envolvidos na criação do espetáculo da companhia falarão sobre o processo de criação do espetáculo inédito, em particular, e sobre os elementos que compõem a criação de um espetáculo, em geral, como desenvolvimento de dramaturgia, criação e aproveitamento de cenas, concepção de trilha sonora, desenvolvimento de linguagem, entre outros temas que surgirão da interação com os participantes.


O acesso aos encontros é gratuito e os interessados precisam reservar ingressos por meio da plataforma INTI do Itaú Cultural (https://itaucultural-eventos.byinti.com/#/event/encontrocomprofissionais-processosdeconcepodadivinafarsa)


Abaixo, seguem as informações de cada um dos encontros:

DRAMATURGIA & PALHAÇARIA - 22/fevereiro, quarta - às 16h

Para garantir um espetáculo cômico é preciso o jogo intenso e sincero entre o artista e o público. Se o segundo não responde, por meio do riso, ao que é proposto em cena, é o primeiro que precisa se adequar. Ao final, o que realmente “deu certo” se torna dramaturgia em forma de texto, música ou gestos. O registro do trabalho artístico não é somente um exercício de memória, é também uma forma de preservar e dar continuidade ao processo de transmissão de informação, tão necessária à formação dos profissionais. Nesse encontro composto pelos artistas do LaMínima (Fernando Sampaio, Fernando Paz e Filipe Bregantim) e dramaturgos convidados - Alessandro Toller e Newton Moreno, falaremos do processo colaborativo de estruturação do espetáculo da companhia.

NOVAS FORMAS DE HUMOR - 23/fev, quinta às 16h

O embate entre o conservadorismo intolerante e o arquétipo do palhaço, envolve o espectador em sua plenitude. Nos últimos anos o conceito e técnicas do humor passam por revisões de representatividade em seus discursos e direcionamentos. O que antes era completamente aceitável como cômico envolvendo gênero, raça, política, sexualidade e outros temas e públicos da sociedade, hoje corre o risco de ser enquadrado como preconceituoso e depreciativo. Do que, ou de quem podemos rir hoje? Qual é o jogo que vale a pena jogar? Esta é a base de discussão deste encontro proposto neste projeto. Diferentes representações do humor questionando olhando para sua própria obra e sua adaptação na sociedade. Para esse encontro, a princípio contaremos com os artistas do LaMínima (Fernando Sampaio, Fernando Paz e Filipe Bregantim) e a cartunista Laerte.


MUSICALIDADE EXCÊNTRICA - 24/fev, sexta às 16h

A trilha sonora é um composto fundamental de nosso teatro. A cada encenação, novas propostas, instrumentos e elementos musicais são inseridos e agregados ao acervo da companhia. Geralmente com o interesse de extrair música onde antes não se imaginava. Neste encontro abordaremos como a musicalidade faz parte do aprimoramento e ampliação do palhaço e como aplicamos esses fundamentos em nosso repertório. Para este encontro convidamos Marcelo Pellegrini, autor da trilha de 11 dos 17 espetáculos do LaMínima, e os artistas do LaMínima (Fernando Sampaio, Fernando Paz e Filipe Bregantim).

DIREÇÃO ARTÍSTICA - 25/fev, sábado às 16h

Encontro entre artistas do LaMínima (Fernando Sampaio, Fernando Paz e Filipe Bregantim) e a diretora Sandra Corveloni sobre o processo de concepção e direção do espetáculo e o trabalho colaborativo do grupo.






MITOLOGIAS - 26/fev, domingo às 15h

São muitos os panteões e mitologias existentes e controlar e administrar este imaginário popular torna-se uma forma estratégia de poder e subjulgo de nações inteiras ao mesmo tempo que define a cultura de um povo. Propomos discutir os aspectos de construção de mitologias e/ ou mitos e suas implicações no cotidiano. Convidado confirmado: Eduardo Tolentino.

104 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page