Ônibus LAMÍNIMA 

O ônibus chega, estaciona, dele saem atores e palhaços e começa uma apresentação gratuita. Para ampliar o acesso ao circo-teatro e excursionar por diferentes locais, que nem sempre contam com espaços apropriados para apresentações artísticas, a companhia LaMinima adquiriu um “ônibus palco”.

O ônibus, fabricado em 1986, foi inteiramente adaptado para se tornar um espaço para as apresentações. As janelas se tornam balcões, o interior do veículo, coxias, e o palco se projeta do interior do ônibus e ganha complemento com a paisagem do entorno, nas praças, coretos, jardins ou terrenos próprios dos lugares onde o ônibus será estacionado.

O foco é descentralizar o acesso à cultura, horizontalizando o fomento de novos circuitos, de novos produtores e de novos públicos, levando o teatro e o circo a diferentes populações, que nem sempre conseguem frequentar teatros.

O projeto é voltado para as pessoas presentes no local em que o circo for armado - crianças, jovens, adultos e idosos, ou seja, pessoas de todas as idades.

HISTÓRICO

2019 O ônibus percorreu uma série de bairros periféricos da cidade de São Paulo, de 04 de outubro a 06 de novembro, pelo projeto intitulado Palhaços nas Ruas. O projeto foi realizado pela Prefeitura de São Paulo e foi uma parceria com a ONG Palhaços sem Fronteiras, instituição internacional presente em 15 países há mais de 25 anos e que atua no Brasil desde 2016 em regiões instáveis, de acolhimento de refugiados de zonas de conflito, desastres ecológicos ou de vulnerabilidade social.

 

As companhias apresentaram um espetáculo de variedades, abrangendo reprises, entradas e esquetes por meio de temas populares de fácil alcance, que mesclam técnica e virtuose circense à representação dramática, buscando reunir os talentos dos artistas múltiplos em um divertido espetáculo de variedades.